e-learning_logo-2.jpg

eLearning-DTN News Work Plan Partners Training Platform Contact

Português (PT)

Resumo eLearning-DTN

O eLearning-DTN nasce no seguimento do projecto N4C - Networking for Communications Challenged Communities: Architecture, Test Beds and Innovative Alliances (Redes para Comunicações em Comunidades Remotas: Arquitecturas, Plataformas de Testes e Alianças Inovadoras), financiado pela Comissão Europeia através do 7º Programa Quadro, coordenado pela Universidade Tecnológica de Luleå - LTU. O N4C teve como objectivo desenvolver e testar uma rede de banda larga com o uso de redes de tecnologia tolerante a atrasos e à disrupção (designadas de Delay and Disruption Tolerant Networking, DTN), para aplicação nómada e rural onde haja necessidade de um serviço de mensagens computorizado. O N4C tem com alvo regiões que não tenham acesso a fibra óptica, cabos de cobre, ondas de rádio e satélite.

O N4C pretende alargar o acesso à Internet a pessoas, empresas e autoridades que operam em locais remotos. As regiões remotas são muitas vezes vastas e escassamente povoadas, com uma economia base relativamente pobre, não sendo viável a implementação de tecnologias convencionais. A DTN utiliza o paradigma “guardar e reenviar” para mover “pacotes” de dados na rede através de uma região DTN. Uma conexão local entre um par de nós pode mover um pacote, usando apenas o protocolo de trocas local. Isto evita a necessidade de uma conectividade constante e as múltiplas trocas ponto-a-ponto na Internet, o que poderia atrasar a entrega. A tecnologia encontra-se desenvolvida e está agora a ser implantada.

O N4C tem atraído um enorme interesse na Suécia e na Eslovénia (onde as plataformas de teste foram/continuam a ser desenvolvidas) e internacionalmente. Os pedidos de cooperação têm chegado após um convite do governo Brasileiro, e por equipas de investigação que trabalham com questões climatéricas no Alasca.

O DTN é software Open Source (OSS) distribuído. No entanto, há uma necessidade urgente de obter módulos de formação para que a tecnologia possa ser usada e implementada. A plataforma de testes do N4C que está envolvida, tem demonstrado esta necessidade tanto em escolas, como em PME e ONG rurais. O curso de eLearning sugerido (“Como construir e implementar acessos à Internet baseados em DTN com abordagens sensíveis de acordo com o género e a cultura”) tem como público alvo os que precisam de comunicação (PME, ONGs, entre outras. e escolas, professores, escolas de formação). O objectivo com o eLearning DTN é dar- lhes conhecimento de maneira a que consigam criar acessos à Internet baseados em DTN. O curso pode ser usado em escolas, mas também entre pessoas que estudam on-line.

O N4C recorre a equipamentos que podem ser adquiridos em qualquer loja de informática ou na web. Assim, o curso será oferecido em pacote com os equipamentos COTS mas o módulo também será oferecido sem hardwares.

O curso será constituído por seis módulos:

1. Como começar – que software TIC e outros equipamentos precisa;

2. Como implementar software;

3. Como construir a sua rede – pessoas, mulas e nós;

4. Trabalhar com pessoas na sua implementação – como recrutar usuários;

5. Caso: A) Implementação para a ONG na Lapónia Sueca;

6. Caso: B) Implementação ambiental;

7. Caso: C) Como as PME e as ONGs podem implementar / fazer negócios na DTN.

Pacotes de trabalho:

1. Gestão de projectos;

2. Conteúdo;

3. Ferramenta de eLearning;

4. Testes;

5. Avaliação e Controlo da Qualidade;

6. Disseminação.

EU_flag_LLP_en2012.jpg
  Copyright 2010 eLearning-DTN